quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dicas!

1º PLANO DE AULA

OBJETIVOS:

- Identificar e nomear os marcos da cidade de São Paulo.

- Explorar aspectos a cidade de São Paulo de um ponto de vista histórico.

JUSTIFICATIVA:

Como verdadeiros cidadãos é de suma importância conhecer a respeito da cidade em que vivemos, sua cultura, sua situação econômica e social.

CONTEÚDO CONCEITUAL:

Visualizar os pontos turísticos da cidade de São Paulo.

CONTEÚDO PROCEDIMENTAL:

Pesquisar e listar os pontos turísticos pesquisados.

CONTEÚDO ATITUDINAL:

Interessar-se em conhecer e valorizar os encantos históricos de São Paulo.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:

Por meio de pesquisas em internet, revistas e livros, os alunos deverão apontar os marcos históricos da cidade de São Paulo.

Após a pesquisa, propor uma roda de conversa onde será discutido o assunto abordado.

RECURSOS:

Computador, revistas e livros.

DURAÇÃO:

Duas aulas

2º PLANO DE AULA

OBJETIVO:

Conhecer os pontos turísticos da cidade de São Paulo, explorando o espaço cultural.

JUSTIFICATIVA:

É importante que as crianças conheçam a cultura de sua cidade para que possam localizar-se futuramente, podendo assim valorizar o meio em que vivem.

CONTEÚDO CONCEITUAL:

Conhecer os pontos históricos da cidade de São Paulo.

CONTEÚDO PROCEDIMENTAL:

Registrar por meio de câmera fotográfica e anotações os conteúdos observados durante a visita.

CONTEÚDO ATITUDINAL:

Valorizar e apreciar o conteúdo histórico de sua cidade.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:

Propor um tour pelo centro da cidade de São Paulo, onde os alunos visitarão alguns marcos pesquisados anteriormente.

Os alunos serão divididos em grupos nos quais ficarão responsáveis por determinados pontos demarcados. Nestes pontos, entrevistarão e deverão fotografar as pessoas do local.

RECURSOS:

Câmeras fotográficas

Locação de Ônibus

Cadernetas

Canetas

DURAÇÃO:

Quatro horas.

3º plano de aula

Objetivo:

Observar, reconhecer e analisar diferentes atividades e usos dos aspectos internos da cidade.

Utilizar recurso, da leitura, escrita, observação e registro em diferentes linguagens em procedimentos de pesquisas.

Justificativa:

A partir das visitas e exploração da cidade de São Paulo os alunos poderão conhecer a história do surgimento da cidade em que vive e compartilhar o que aprendeu.

Conteúdo conceitual factual:

Conhecer a cidade de São Paulo

Conteúdo procedimental:

Exposição de cartazes, entrevistas e fotos onde irão compartilhar o conteúdo colhido.

Conteúdo atitudinal:

Promover a ética e a cidadania.

Estratégias:

A classe é dividida em grupos e cada grupo será responsável pela pesquisa sobre a cidade de São Paulo e do ponto de vista de seu desenvolvimento histórico. O resultado pode ser materializado em exposição de cartazes com as entrevistas, fotos, recortes, desenhos dos locais visitados. Sugestões de locais interessantes: Viaduto Santa Efigênia, Ladeira Porto Geral, Teatro Municipal, Colégio São Bento entre outros.

Recursos:

Cartolina, cola, tesoura, fotos, canetinhas, lápis de cor, figuras, gravador e fita.

Duração:

4 aulas.

4º plano de aula

Objetivo:

Localizar e identificar pontos turísticos e nomear, explorar o espaço físico.

Justificativa:

O objetivo desta aula é que os alunos aprendam a ler maquetes de forma variada e constante, podendo se localizar, dando a elas noção de espaço.

Conteúdo conceitual:

Conhecer os pontos turísticos da cidade de São Paulo.

Conteúdo procedimental:

Listar os pontos turísticos visitados e construir uma maquete.

Conteúdo atitudinal:

Aprender a se localizar em sua cidade.

Estratégia:

Faremos uma maquete onde cada grupo confeccionará sua própria maquete onde daremos oportunidade de conhecer um mapa tridimensional, nele o aluno poderá interagir e conhecer locais conhecidos e visto no passeio da aula anterior. O professor terá que fazer com que o aluno se identifique com o mapa, fazer com que eles se localizem e reconheçam o trajeto feito durante o passeio. Os detalhes são fatores importantes para que o aluno possa ter um desenvolvimento satisfatório no decorrer da atividade.

Após a observação e análise do mapa, o professor pedirá para os alunos representarem este mapa numa folha de papel sulfite, onde terão que tentar reproduzir o trajeto percorrido no passeio, onde ela colocará o máximo de informação de detalhes e lembranças possíveis.

Recursos:

Mapa geográfico, papel sulfite, canetinhas, lápis, borracha, caderno, quadro negro e documentos históricos.

Duração:

4 aulas.

Adaptação:

Deficiência auditiva; o aluno terá um interprete para auxiliá-lo o tempo necessário, o professor irá ministrar suas aulas de maneira clara e próximo do aluno facilitando o entendimento, todo material sonoro será adaptado com o objetivo que este aluno participe das aulas.

Avaliação Geral:

O aluno será avaliado a todo momento, sua participação e interesse nas pesquisas, no diálogo, na visita e na construção das maquetes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário